top of page
  • Foto do escritorPrikaju Ateliê

Bolsa Hobo

Atualizado: 10 de set. de 2022

Com formato em meia lua, a bolsa Hobo é muito espaçosa e maleável.


O que significa Hobo?

O termo hobo era usado para identificar imigrantes no final do século 19 na América. Eles eram sem teto e andavam em trens de carga em busca de trabalho, carregando seus pertences em um saco amarrado a uma vara.

A figura do hobo era tão popular, que ela foi descrita no livro Of Mice and Men ("Sobre Ratos e homens", em português), escrito por John Steinbeck em 1937.

Apesar da maioria das pessoas acreditar que os hobos são figuras do passado norte-americano, algumas comunidades daquele país ainda mantém viva essa cultura. Desde 1974, na cidade de Britt, Iowa, diferentes gerações da comunidade hobo se reúnem em uma convenção a fim de manter viva sua história. Além disso, o movimento hobo possui um site próprio (https://www.britthobodays.com) e um museu na cidade de Britt, mantido pela Fundação Hobo, onde o visitante pode encontrar diversos artefatos característicos, vídeos, fotos, documentários etc.


A bolsa Hobo

A primeira Hobo foi vendida foi em 1936 a um valor de U$ 0,36. No início, era feia de lona e outros materiais baratos e tinha um design inspirado nos sacos que os hobos carregavam seus pertences.

Já em 1958, a Gucci lançou uma bolsa Hobo que se encaixava confortavelmente no ombro. No lançamento, ela se chamava “The Constance”. Apesar desta peça carregar toda a identidade da marca Gucci, ela não conseguiu alcançar o status desejado em seu lançamento.

Porém, tudo que a bolsa precisava para alavancar suas vendas era de um pequeno empurrão e, isto veio com a ex-primeira-dama Jackie Kennedy Onassis, que entrou em uma loja Gucci em 1964 e saiu levando consigo seis bolsas.

A bolsa se tornou um sucesso instantâneo no momento em que foi vista casualmente debaixo do braço de Jackie O. No mesmo instante, Gucci a rebatizou de “The Bouvier” (em homenagem ao nome de solteira de Jackie), e pouco tempo depois foi renomeada como “Jackie”.

Outra passagem interesante é que, com uma história semelhante à da bolsa Lady Dior da princesa Diana, Jackie usou sua bolsa enquanto se protegia dos paparazzi, criando um episódio que entraria para a história.



Em 1999, a bolsa Jackie foi redesenhada pelas mãos de Tom Ford, o Diretor criativo da Gucci na época. Foram vendidos mais de 1 milhão de exemplares desta peça.


Em 2009, a diretora criativa da Gucci, Frida Giannini, relançou a bolsa em uma versão maior, com estrutura mais suave, reforçada pela adição diversos detalhes, enfeites e pespontos. O uso de diferentes materiais e texturas como bambu, píton e avestruz levou a já icônica bolsa um passo adiante, ao reinventá-la para a mulher contemporânea. Essa iteração foi apropriadamente batizada de “New Jackie”.




Em 2014, Giannini trouxe de volta o sempre popular Jackie através de uma linha expandida conhecida como “Jackie Soft”. Esta linha ainda tinha como alicerce a forma de hobo desleixada e fecho de pistão clássico. A linha também incluiu outras silhuetas que incorporavam o mesmo ar chique e elegante do Jackie 1961 original, apenas na forma de bolsas Crossbody, Totes, Clutches conversíveis e muito mais.





Também em 2014, a Gucci associou a sua nova Hobo com a imagem de Kate Moss. Na propaganda de lançamento, kate usava sua Hobo para se esconder dos paparazzi em um aeroporto.



Em 2019, Alessandro Michele reviveu a Jackie em sua coleção Chateau Marmont – revelando uma parceria da marca com o lendário hotel Chateau Marmont, em Los Angeles, que já serviu de cenário para filmes e tem fama de ser mal-assombrado. Apesar da parceria, esta versão da Jackie não foi tão bem recebida pelo público.



No entanto, o lançamento mais recente chamado de "Jackie 1961" no desfile de moda masculina outono/inverno 2020 da Gucci certamente causou bastante rebuliço. Em tamanhos pequenos e midi sempre na moda, a bolsa está disponível em uma variedade de tons e padrões, de tons pastéis cremosos ao canvas GG, mantendo o icônico fecho de pistão.



Apesar de tantas versões, a Jackie permanece como estrela, apesar de tantos anos e, certamente, caracteriza-se por uma das bolsas mais icônicas da história.





Referencias:

Imagens obtidas no pinterest




11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page