top of page
Foto do escritorPrikaju Ateliê

Uma bolsa feita de Dentes

Em 2015, um grupo de arqueólogos começou a escavar um sitio na Alemanha, numa região perto de Lípsia, em uma área de 250 acres e, descobriram algo que parecia ser uma bolsa de mão, uma das mais antigas (senão a mais) do mundo e foi datada aparentemente da idade da pedra.



Os arqueólogos descobriram mais de uma centena de dente de cachorro dispostos bem próximos, em um túmulo datado de 2500 a 2200 a.C..


De acordo com a arqueóloga Susanne Friederich, os dentes eram provalvemente a decoração da tampa externa da bolsa de mão.

“Com o passar dos anos, os tecidos da bolsa se decomporam, restando somente os dentes justapostos. Todos estavam na mesma direção, lembrando uma tampa de uma bolsa de mão moderna”, disse Friederich para o Escritorio de Preservação e Arqueologia do Estado de Sachsen-Anhalt.

 Aparentmente, a bolsa parecia ser um objeto especial, de acordo com Friederich. Ela ressalta ainda que esta foi a bolsa de mão mais antiga já encontrada na história.



Tão rara quanto bolsa de mão feita de dentes de cães justapostos, encontra-se com uma certa frequência, na região noredeste e central da Europa, peças feitas com dentes de cães, todas peças originárias da idade da pedra.

Isto sugere que os cães eram vistos tanto quanto pets como animais de criação, como o gado, hoje me dia.

Mais comumente, os dentes caninos eram encontrados como ornamentos de cabelo ou pescoço tanto masculinos quanto femininos, e eram aparentemente considerados artigos muito belos por esse grupo de pessoas.

Essa descoberta sugere que as bolsas de mão, desde a sua criação, são consideradas peças belas e ornamentais.

E essa cultura transpassou os tempos chegando aos dias de hoje , onde as bolsas de mão podem ser mais do que artigos ornamentais: podem ser consideradas artigos de luxo e ostentação.

 

 

Bibliografia

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page